Marketing Digital é o conjunto de estratégias utilizadas para atrair e converter clientes no ambiente digital. Porém, diferente do marketing tradicional, o digital tem a tecnologia como grande facilitadora. Assim, consegue-se atingir os objetivos de maneira mais eficiente, fazendo uso dos diversos canais da internet: sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc.
A principal função é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante. Dessa forma, procura-se entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, com o objetivo de oferecer uma solução para os seus problemas.
Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.
As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.
Hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!