Ao longo do dia, nosso cérebro precisa tomar uma série de decisões que já são preestabelecidas e guiadas por comportamentos passados. Essas decisões, que são inconscientes, ajudam as pessoas a realizarem tarefas de maneira automatizada.
Afinal, se todas as pequenas decisões necessitassem de um grau de consciência elevado, seria praticamente impossível fazer tudo que é preciso em apenas um dia.
Para os negócios, os gatilhos mentais funcionam como um guia para que as decisões inconscientes do consumidor sejam feitas em prol da empresa. O que faz com que um cliente compre de uma marca e não de outra, ou mesmo, que um consumidor interessado em uma solução procure por informações no blog de uma empresa e não de outra?
A resposta não é tão simples e precisa de análises mais aprofundadas.
Contudo, uma coisa é certa: os gatilhos mentais são grandes responsáveis pelas decisões dos consumidores e podem influenciar diretamente a decisão de fazer negócios com uma ou outra empresa.
Como os gatilhos mentais funcionam no marketing?
Duas importantes áreas do mundo dos negócios, marketing e vendas se baseando no comportamento do ser humano como consumidor. As empresas precisam compreender o que faz com que determinado grupo de pessoas consumam um produto ou uma marca.
Os fatores que levam uma pessoa a comprar e a maneira como ela percorre determinado caminho para se decidir por um produto ou empresa alimentam a estratégia de vendas por meio da jornada de compras do consumidor.
O inconsciente humano pode ser estimulado para que determinadas decisões sejam guiadas para um caminho estipulado pelo negócio. Portanto, cabe às empresas entender a fundo o mercado consumidor para encontrar caminhos inconscientes de induzir o cliente a realizar as diversas ações que alimentam a jornada de consumo dos clientes.
As técnicas de persuasão já são usadas desde os primeiros momentos de vendas e de compras. Esse é um dos fatores que explicam a importância de criar uma persona para o empreendimento.