Design

Variações do logotipo: como e quando usar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que são variações do logotipo?

Um logotipo é um elemento essencial da identidade visual de uma empresa. Ele é responsável por comunicar a mensagem da marca e gerar reconhecimento. No entanto, nem sempre é possível usar o logotipo em sua versão original. Em alguns casos, é necessário usar uma variação do logotipo para garantir a sua legibilidade, compatibilidade ou versatilidade. As variações de logotipo são versões modificadas do logotipo original. Essas variações podem ser feitas em relação às cores, à forma, ao tamanho ou à fonte.

Como e quando usar as variações do logotipo?Versão Principal e versão Invertida da ECD Transportes.

Por que usar variações do logotipo?

Existem várias razões pelas quais uma empresa pode optar por usar variações do seu logotipo.

  • Legibilidade
    Em alguns casos, a versão original do logotipo pode ser difícil de ler em ambientes com pouca luz ou em superfícies com texturas. Nesses casos, uma variação do logotipo pode ser mais legível.
  • Compatibilidade
    Em alguns contextos, como em materiais impressos ou em produtos físicos, pode ser necessário usar uma variação do logotipo para garantir a sua compatibilidade com o fundo.
  • Versatilidade
    Uma variação do logotipo pode ser usada em diferentes contextos, como em materiais impressos, em ambientes digitais ou em produtos físicos.

Leia também: Logotipo monocromático – qual o melhor momento de utilizá-lo?

Quando usar as variações do logotipo?

Aqui estão alguns exemplos de quando pode optar por usar variações do seu logotipo:

  • Materiais impressos: em materiais impressos, como panfletos, folhetos e cartões de visita, é importante garantir que o logotipo seja legível em todas as condições. Uma variação do logotipo pode ser uma boa opção para garantir a legibilidade do logotipo, mesmo em superfícies com texturas ou em fundos com cores escuras.
  • Ambientes digitais: o uso do logotipo em sites, aplicativos e redes sociais, pode ser necessário usar uma variação do logotipo para garantir a sua compatibilidade com o fundo. Por exemplo, se o fundo de um site for preto, uma variação branca do logotipo pode ser a melhor opção.
  • Produtos físicos: em produtos físicos, como roupas, acessórios e embalagens, pode ser necessário usar uma variação do logotipo para garantir a sua durabilidade. Por exemplo, se um produto for feito de um material que não permite a impressão de cores, uma variação monocromática do logotipo pode ser a única opção.

Como criar as variações do logotipo

Para criar variações do logotipo, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Mensagem da marca: as variações do logotipo devem ser consistentes com a mensagem da marca.
  • Público-alvo: as variações do logotipo devem ser adequadas ao público-alvo da empresa.
  • Paleta de cores: as variações do logotipo devem usar uma paleta de cores que seja coerente.
  • Estilo do logotipo: as variações do logotipo devem manter o estilo do logotipo original.

Leia também: Os maiores erros no design e criação de logotipos e como evitá-los.

Aqui estão algumas dicas para criar variações do logotipo:

  • Use um software de design gráfico: na WCRIA, a preferência fica sempre pelo Adobe Illustrator® e pelo Adobe Photoshop®.
  • Experimente diferentes opções: experimente diferentes opções de cores, formas, tamanhos e fontes para encontrar a variação que melhor atende às suas necessidades.

Exemplos de variações do logotipo

Aqui estão um exemplo de variações do logotipo que definimos para o projeto do cliente ECD Transportes:

Exemplo de variações do logotipo do cliente ECD Transportes.

  • Logotipo Principal: versão preferencial do logotipo a ser usado em todas as mídias em que for empregada
  • Logotipo Invertido: versão do logotipo que será utilizado sobre fundos escuros
  • Logotipos Monocromáticos: versões do logotipo que devem ser utilizados onde a mídia empregada necessita de uma atenção especial, como sob o fundo de imagem muito detalhada, sob cores muito intensas que impedem o correto emprego do logotipo principal.

As variações do logotipo são uma estratégia importante para empresas que desejam garantir a legibilidade, compatibilidade e versatilidade do seu logotipo. Ao considerar os fatores que mencionei acima, você irá garantir que seu logotipo será muito bem apresentado, quaisquer que seja o meio que ele for aplicado.

Veja também: Criação de Logotipo Profissional

Escolher a WCRIA Design Criativo para desenvolver a criação do seu logotipo é a melhor maneira de ter todas as variações do logotipo à sua disposição, de maneira fácil e descomplicada. Atuamos no ramo de criação de logotipos e marcas a mais de 22 anos. Contrate hoje mesmo a criação do seu logotipo profissional em wcria.com.br/logotipo.